segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Panfletagem na Uenf marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids


O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi marcado nesta segunda-feira (1º), com panfletagem realizada pela equipe do Programa Municipal DST/Aids, da Secretaria de Saúde, nos portões de entrada da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf). Foram distribuídos dezenas de preservativos e panfletos com orientações sobre as principais formas de contrair o vírus HIV.

Segundo a assistente social do programa, Maria Helena Barros Barbosa, o uso da camisinha continua sendo a melhor forma das pessoas se prevenirem do vírus do HIV e das demais Doenças Transmissíveis (DST). “Os números de casos de Aids diagnosticados este ano no país são alarmantes. Por isso que essas ações servem para orientar e informar que ainda não há cura para esta doença”, relatou.

Além da distribuição de cerca de 80 mil preservativos e panfletagem, outras ações serão realizadas esta semana no município, como teste rápido de HIV, em diversos pontos, como CSU de Guarus, Casa da Juventude, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Hospital Geral de Guarus (HGG), nas UBS de Pernambuca e Ponta da Lama; Centro de Doenças Infecciosas e Parasitárias (CDIP) e no Centro de Referência de Tratamento da Mulher (CRTM).

Comdim – O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) realizou panfletagem pelas ruas do Centro da cidade, nesta segunda-feira, orientando as pessoas sobre a importância da prevenção da Aids. Segundo a secretária geral do Comdim, Margarida Estela Nascimento, a ação foi em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Irmãos da Solidariedade.

- O maior número de casos de Aids atualmente é entre mulheres casadas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante a panfletagem, orientamos as pessoas sobre o que é a doença, o que ela provoca e locais para fazer o teste do HIV, que pode confirmar se a pessoa tem Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/HIV) – disse Margarida.

Fonte: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=28847

Nenhum comentário:

Postar um comentário